quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

DROGAS - OS ZUMBIS DA PEDRA


O livro foi contado pela Professora de Português, Anna, durante várias aulas. Ela realizou algumas atividades sobre o mesmo. Após quase dois meses, retomei o livro nas aulas de Ciências, os alunos contaram o que lembravam, olhamos as figuras novamente, comentamos  e propus uma cruzadinha...


Cruzadinha: Os Zumbis da Pedra (elaborada por Mariel Hidalgo)



1. No livro, o menino que criava desenhos chama-se ................................................ 

2. Muitas brigas aconteceram na família dos garotos, até que os pais se ............................
3. Seu irmão era o Nando, com o tempo ele ficou parecendo um .....................................
4. O que significa EL na camiseta do personagem desenhado pelo menino ......................................................................
5. Nando vendeu o relógio da família para ............................ droga.
6. O amuleto dos zumbis, que era usado para os garotos trocarem a sua alma pela da pedra, é chamado............. uma espécie de cachimbo.
7. Nilinho criou o EL para ajudar o seu .......
8. O mundo dos zumbis era muito.............
9. No mundo dos zumbis tinha uma grande rocha e uma fila de pessoas. Eles queriam trocar algum objeto por um pedaço da ..................
10. O Escudeiro chamou o homem que vendia as drogas de ......................................
11. Nando não queria ser visto pelo irmão e disse: - Vendi minha alma aos zumbis e só meu amuleto me alivia (para queimar a pedra). Mas o EL disse: - Seu amuleto é o amor que seu irmão e seus .................. sentem por você. Você vai precisar de pessoas que o ajudem, pois está doente. Você decide!
12. Nando olhou para o ............................ que era herança seu avô e tinha um grande valor sentimental para a família.
13. Segundo o Escudeiro da Luz, o primeiro passo para alguém se recuperar da dependência das drogas é se ..................................... e buscar ajuda.
14. Nando decidiu ....................... para casa.
15. Em casa os pais conversam e tentam encontrar um culpado, mas perceberam que ninguém tem culpa, que Nando devia fazer um tratamento para a saúde. Todos voltam a ficar juntos como uma ............................. e a viver da melhor forma possível.




A partir dessa cruzadinha, dialogamos muito sobre o assunto. A medida que o grupo apresentava suas idéias prévias, algumas bem maduras a respeito da temática, esclarecíamos as dúvidas emergentes.


Caderno de um aluno

  Na aula seguinte, apresentei um poster do cérebro humano, expliquei como funcionava o cérebro normal e comentei que as drogas faziam ele ficar agitado ou parado ou perturbado. A partir daí, entreguei uma folha que falava sobre o cigarro, as doenças que pode causar em quem fuma e nos que vivem ao redor dos que fumam, as substâncias que contém no cigarro (arsênico-veneno para rato) e que não adianta dizer para as pessoas pararem, pois a pessoa que fuma há mais de 5 anos, fica dependente da nicotina, é preciso ir largando aos poucos, com acompanhamento médico, por isso, é bom nunca iniciar a fumar.




Depois falamos das bebidas alcoólicas, muitos relataram que as pessoas brigam depois que bebem. Expliquei que as crianças e adolescentes até os 18 anos, não produzem uma substância que faz "digerir" degradar o álcool no organismo, logo, não deveriam beber, pois o álcool fica muito tempo no corpo e pode prejudicar o organismo.


E finalmente, falamos das Drogas Ilícitas (proibidas de serem usadas livremente), que não faziam bem a saúde, embora muita gente que experimenta, diz que gosta, mas o efeito é temporário, e com o tempo, a pessoa quer cada vez mais droga, como eles disseram, até virar um ZUMBI que nem o menino do livro.

Citei o Psiquiatra Içami Tiba, que diz: seu corpo não é uma lata de lixo onde se jogam drogas, nem um laboratório químico que tudo precisa experimentar.

Refletimos sobre coisas interessantes para um jovem fazer ao invés de usar drogas, cada aluno anotou suas preferências.






Respostas: Nicotina - Tóxica - Arsênico - Fumaça - Drogas



Lembramos do fone Vivavoz - 08005100015, para obter informações sobre a prevenção do uso indevido de drogas e as sugestões para uma vida saudável.


Observação: A prevenção deve ser abordada no começo da adolescência, quando a curiosidade aumenta. Pais e professores devem conversar com os jovens, sempre sugerindo que o bom é ter um estilo de vida saudável. 

No site http://www.monica.com.br/institut/drogas/welcome.htm você encontra uma história em quadrinhos da Turma da Mônica, para prevenção às drogas na escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário