quinta-feira, 1 de novembro de 2012

HAPPY GARDNER - PLANTAÇÃO ON LINE




PLANO PEDAGÓGICO PARA O USO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 

O SOLO II

Objetivos 
- Conhecer os diferentes tipos de solo.
- Reconhecer a importância do solo e da agricultura para a nossa alimentação.
- Compreender o processo de manejo do solo, plantio e colheita do trigo.
- Identificar as etapas da produção do pão.
- Conscientizar a respeito do trabalho de todos os envolvidos na produção do pão e de outros alimentos, para evitar que durante o refeitório haja desperdícios.
- Realizar uma plantação on line de forma lúdica e divertida.


Conteúdo
O solo 

Ano
B30 (5ª. Série) 

Tempo estimado
Quatro aulas. 

Material necessário 
- Figura do quadro As respigadoras, do pintor Jean-François Millet (1857), disponível no livro didático de Ciências – o meio ambiente, de Carlos Barros e Wilson Paulino.
- Figuras do solo e plantações agrícolas.
- Caderno ou folhas para anotações.
- Papel pardo.
- Encartes de supermercado.
- Computador.
- Internet.
- Atividades impressas.
- Quadro negro e giz.

Desenvolvimento

1ª etapa
Na sala de aula, distribuir os livros de Ciências aos alunos e solicitar que observem a pintura As respigadoras  na página 124. Propor que escrevam o que acham que significa e compartilhar as idéias. Registrar no quadro as mesmas e discutir as hipóteses levantadas. A partir disso, fazer dois questionamentos: Que produto as respigadoras estão colhendo? Que outros produtos podem ser plantados no solo? Debater as idéias e contar sobre o plantio do trigo e preparação da terra, se possível mostrar imagens de plantações (pode-se levar o notebook e mostrar várias imagens da internet para motivar os alunos).



2ª etapa
Com base na aula anterior, na sala de aula, apresentar os encartes de supermercado e montar uma horta mural. Os alunos devem recortar 3 produtos que podem ser plantados no solo (verduras, flores, frutos) e colar no mural. Se possível classificar os recortes ou escrever o nome dos produtos. Fazer uma leitura do cartaz produzido e propor que os alunos façam uma lista das alimentos que mais gostam de consumir daquele cartaz. Ao final, propor atividades impressas de reconhecimento dos tipos de solo e etapas para o plantio.



3ª etapa
No laboratório de informática, convidar os alunos para assistir o vídeo de uma menina (Kika) que queria saber: de onde vem o pão?
O vídeo apresenta apenas 4 minutos e 32 segundos, é divertido e elucidativo.
Disponível em:  <http://www.youtube.com/watch?v=9SmybztKMLU>, acesso em 29/09/2012.
Ou na página do Domínio Público – TV Escola,






Além desse vídeo, propiciar aos alunos um jogo que simula uma plantação. Precisará de internet para o jogo. Há várias versões do jogo, uma delas poderá ser encontrada  no site http://www.jogosemeninas.com/jogos/happy-gardner-1612.php
Descrição do jogo: Happy Gardner 2 - cuide da plantação de vegetais dessa fazenda, plante e colha os vegetais.


4ª etapa
Na sala de aula, propor que os alunos façam um relatório com imagens ou uma história em quadrinhos, contando sobre a produção do pão ou de outros produtos, mostrando todas as etapas de uma plantação, como: preparação da terra, plantio, irrigação, colheita, produção do pão pelo padeiro, etc.

Avaliação 
A avaliação das quatro etapas será realizada durante a realização das mesmas. Poderá ser registrada a participação e o empenho do aluno nas atividades, bem como a produção visual e escrita do relatório ou da história em quadrinhos.









Nenhum comentário:

Postar um comentário