sexta-feira, 5 de outubro de 2012

SOLO


Para começar o estudo do solo, utlizei um livro bem simples, mas que despertou o interesse dos alunos: A minhoca. Abaixo apresento algumas páginas do mesmo:


















Durante a leitura do livro, o grupo ficou motivado e fez algumas perguntas, fui respondendo gradualmente. Contei sobre um minhocário que tive e ao final, propus algumas questões escritas e um desenho.

Obs. No livro, A MINHOCA, a mãe do menino disse: - TIRE ESSAS MINHOCAS DE SUA CABEÇA! Essa é uma expressão popular que significa, PENSAR BOBAGENS.

1- Qual era o nome do menino da história?

2- Onde ele viu as minhocas?

3- O que fazem as minhocas?

4- Como são chamadas as fezes das minhocas?

5- Para que servem as fezes da minhoca?

6- Plantar em solo com minhocas é bom ou ruim? Por quê?

7- As minhocas são hermafroditas, você sabe o que significa isso?

8 - Faça um desenho da história.

Enquanto os alunos respondiam as questões propostas, um menino saiu correndo da sala de aula, em seguida ele retornou com as duas mãos cheias... de terra e minhocas. rsss. Largou em cima da minha mesa e ficou feliz pelo presente que me trouxe. Agradeci, observamos as minhocas de perto, e aproveitei o material para mostrar as outras turmas. Muitos gostaram de ver, queriam tocar nas minhocas e pegá-las, inclusive as meninas.


























Na aula seguinte, prosseguimos estudando os tipos de solo: arenoso, argiloso, humífero. Expliquei as etapas do plantio no solo e os utensílios necessários para plantar (pá, enxada, garfo, máquinas, etc). Em seguida, entreguei aos alunos, vários encartes de supermercado, eles procuraram alimentos que vem da terra, como verduras e frutos. Também encontraram plantas e flores. Recortaram e colaram no cartaz coletivo, depois, anotaram no caderno os alimentos que mais gostam.

O solo é importante para plantar – agricultura, para os animais – pastagens, para construir jardins, praças e parques, na construção de prédios, para fazer estradas.










PAINEL PRODUZIDO PELOS ALUNOS



As minhocas foram colocadas num pote, juntamente com uma casca de banana, terra e algumas gotas de água. Sobreviveram ao final de semana e assim o assunto continua... Solo fértil, colheita, plantio, adubação, irrigação, drenagem...

Começamos com os livros de Ciências, solicitando que os alunos observem a pintura As respigadoras, do pintor Jean-François Millet (1857), disponível no livro didático de Ciências – o meio ambiente, de Carlos Barros e Wilson Paulino, na página 124 . 



Propus que escrevessem no caderno o que achavam que significava a pintura e compartilhamos as idéias. Registrei no quadro as mesmas e discutimos as hipóteses levantadas. A partir disso, foram feitos dois questionamentos:

- Que produto as respigadoras estão colhendo? 

- O que se pode fazer com o trigo? 

Pesquisa no livro para preencher a cruzadinha.




1. Existem diferentes T _ _ _ _  DE   S _ _ _ _ .
2. A   T_ _ _ _   P _ _ _ _  é rica em húmus.
3. O solo arenoso é rico em  A _ _ i _.
4. A   T _ _ _ _   R _ _ _   é rica em basalto.
5. O   M _ _ _ _ _ _  é rico em argila e areia.
6. A   C _ _ _  D _  A _ _ _ _ _ se desenvolve bem no solo massapé.
7 . A  terra roxa é excelente para  A _ _ _ _ _ _ _ _ _ _.
8a. A terra preta é rica em restos de V _ _ _ _ _ _ _  e  A _ _ _ _ _ _ (8B).
9. Húmus é a  D _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _  de restos vegetais e animais.





Se possível, apresentar o vídeo de uma menina (Kika) que queria saber: de onde vem o pão?
O vídeo apresenta apenas 4 minutos e 32 segundos, é divertido e elucidativo, com muitas cores e sons. Disponível em:  <http://www.youtube.com/watch?v=9SmybztKMLU>, acesso em 29/09/2012. Também pode ser encontrado na página do Domínio Público – TV Escola,
Pode ser assistido no Laboratório de Informática, pois, após o vídeo, os alunos podem acessar na internet um jogo que simula uma plantação, chama-se Happy Gardner 2  (cuide da plantação de vegetais dessa fazenda, plante e colha os vegetais), disponível em <http://cidadedosjogos.com.br/index.php?id=1604> acesso em 29/09/2012.

HORA DE PLANTAR... 

Plantamos alpiste e salsa, em 6 dias o alpiste já é bem visível, enquanto a salsa ainda nem aparece. Muitos alunos pediram para levar um pouco de sementes, pois queriam plantar em suas casas. Infelizmente a escola não tem horta, nem canteiros floridos. Pela motivação dos alunos, pensei em fazer um plantação em garrafas, mas precisa muita terra fértil e sementes, quem sabe no ano que vem...





Está crescendo!


Problemas do solo: erosão. 
Mostrei algumas figuras do livro de Ciências. Alguns alunos comentaram casos que eles viram na TV, como o desmoronamento de um morro no RJ.





Para os mais rápidos, mais uma cruzadinha do solo.





AVALIAÇÃO - Após vários encontros estudando o solo, propus uma história em quadrinho, onde eles deveriam ilustrar e criar o título. Os conceitos novos estão inseridos na história... antes uma imagem de um pé de batatas brancas para inspirar as idéias.










PRODUÇÃO DE UMA ALUNA E UM ALUNO













Livro interessante:









Na próxima semana, se for possível, no laboratório de informática, jogo virtual Homem-batata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário