segunda-feira, 15 de outubro de 2012

HOMEM-BATATA PROGRAMA EDUCACIONAL NO LINUX 4.0


Foto do Jogo Homem-Batata - Linux 4.0


Área de Trabalho do Linux 4.0

Programa Educacional a ser utilizado: Jogo do Homem-Batata


PLANO PEDAGÓGICO PARA USO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA - SOLO 1

Observação: Todos esses Programas Educacionais do Linux não precisam de internet.

Objetivos

- Construir uma batata humanoide com o uso do computador Linux 4.0, a partir dos programas educacionais (jogo do “Homem-Batata”).
- Realizar descobertas e fazer escolhas diante do cenário do jogo, que apresenta múltiplas combinações.
- Manusear o ambiente virtual colorido e sonoro, com o uso do mouse, permitindo uma construção criativa.
- Desenvolver a autonomia e a autoestima na realização de atividades virtuais.
- Realizar uma segunda construção, o “Potato Guy,” após a troca de cenário.
- Propiciar contato com vocábulos em inglês no  “Potato Guy,” de forma lúdica.


Conteúdo/Ano
Estudo do solo e a plantação de batatas. B30 (5ª. Série).

Tempo estimado
Uma aula.

Material necessário
- Computador Linux 4.0
- Jogo Homem-Batata.

Desenvolvimento

Agendar o Laboratório de Informática previamente. Levar a turma de alunos ao Laboratório e associar o conhecimento estudado a respeito do solo com a atividade lúdica a ser realizada. Propor o desafio de criarem uma batata humanoide bem criativa. Explicar no quadro branco a sequência dos itens a serem seguidos para que possam encontrar o jogo dentro do computador ou entregar numa folha impressa. O professor deve circular e acompanhar os alunos durante a realização da atividade, se possível, fotografar as produções virtuais, para que todas as criações possam ser visualizadas em outra aula. Após, os alunos devem trocar o cenário, realizar nova produção com o “Potato Guy,” observando o vocabulário em inglês. Caso haja tempo, podem ser explorados outros cenários (Lua, Natal, Egito Antigo, Pizzaria, Estradas, Robin) ou outros jogos, como o KGoldrunner, KBlocks, Kapman, etc.


Foto do Potato Guy - http://graphicsforpeople.com/?go=gallery

Vocábulos em Inglês

Eyes – olhos  
Glasses - óculos
Ears – orelhas
Hats – chapéus
Eyebrows – sobrancelhas     
Ties - laços
Mouths – bocas         
Moustaches - bigodes
Noses – narizes         
Jewelery - joias

Avaliação
A avaliação será realizada durante o processo de construção dos cenários. Se forem registradas as fotos das produções, poderão ser utilizadas em outra aula, para um painel, relatório ou produção de história em quadrinhos.


Sugestão de jogos interessantes:

       
Foto do jogo Kapman                                              


Foto do Jogo KGoldrunner

    
               Foto do Jogo KBlocks                               


Promover habilidades diversificadas com a criança desenvolve aptidões mentais e eleva o grau de compreensão, ativando a inteligência geral, que opera e organiza a mobilização dos conhecimentos de conjunto em cada situação particular da vida, inclusive possibilitando que o jovem recuse drogas. MORIN (2001, p. 39).


RELATÓRIO DO PROJETO EDUCACIONAL HOMEM-BATATA PARA O CURSO DE LINUX


O Laboratório de Informática da EMEF N.S.F. é muito frequentado pelos professores e seus alunos, por esta razão, é preciso fazer pré-agendamento para utilizá-lo. No entanto, na quarta-feira, dia 10 de outubro, surgiu uma oportunidade inesperada de aplicar o projeto Homem-Batata para a turma B 34. Estava chovendo e a professora de Educação Física não poderia utilizar as quadras de esportes e por coincidência o Laboratório estava disponível.

A professora de Educação Física e eu (Ciências), da Turma B 34, entramos no Laboratório de Informática com os alunos, o Estagiário (monitor) já estava com os computadores ligados. Os alunos se acomodaram e expliquei a atividade que eles deveriam realizar: construir uma batata humanoide bem criativa com o programa educacional Homem-Batata.

Eles seguiram os itens indicados, conseguiram localizar o programa e fizeram belas construções. Fotografei algumas, conforme anexo (infelizmente terminou a pilha da máquina de fotos). 

Assim, após colocar em prática o projeto, acompanhar as produções e a alegria dos alunos em explorar o ambiente virtual de forma divertida e criativa, penso que possa repetir o mesmo projeto com as outras turmas de B 30 na próxima semana e começar a planejar alguma atividade para ser realizada em novembro.

Abaixo algumas fotos das produções - O programa Homem-Batata, apresenta vários cenários para os alunos manusearem e criarem livremente (Batata humanóide, estradas, lua, pizzas, natal, egito antigo, castelo...)




 


















































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