segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Atividades sobre o estudo da água



Trabalhando com leitura crítica, a partir do livro AVENTURAS DE UM PINGUIM, texto de Nely Nucci, ilustração de Mauro Matuck. Fazer maquete do ninho do pinguim, levantamento das características observadas na ave e análise da sua dependência com a água para alimentação. Identificar  e localizar a Patagônia e os Oceanos citados na história: Atlântico e Glacial Antártico.

1-     De que região era o pinguim?

2-     Onde ele foi parar?

3-     Qual o Oceano citado na história?

4-     Como o pinguim se sentia longe de sua casa?

5-     Por que chamaram o veterinário?

6-     Escreva o que você sabe sobre os pinguins.

7-     Faça um desenho da história.




Desenho de uma aluna, após leitura do livro.







A partir de algumas figuras de peixes, alimento preferido dos pinguins, os alunos desenharam alguns exemplares de peixes mais exóticos.



Na aula seguinte, fizemos um estudo comparativo do livro do pinguim com o vídeo das Orcas e os alunos preencheram esta tabela.



DOENÇAS TRANSMITIDAS PELA ÁGUA

Tendo em vista o Dia Mundial da Saúde ocorrido no dia 05 de agosto, trabalhamos algumas doenças transmitidas pela água, como Leptospirose, Coléra, Diarréia e Hepatite A.












Na aula seguinte, trabalhamos a questão da água, mosquitos e doenças, como a Dengue, Febre Amarela e Malária.



Cruzadinha








OS COLIFORMES FECAIS e A ÁGUA PRÓPRIA PARA BANHO NAS PRAIAS

Nesta aula, começamos falando de praia...quem conhecia alguma praia... o que era interessante na praia... Muitos falaram tomar banho de mar, então contei que em algumas praias, infelizmente não havia saneamento básico de forma correta e o esgoto era despejado no mar. Quando o mar estava com o vento para orla ou para a areia do mar, o esgoto voltava para beira da praia, por isso, às vezes, algumas praias ficavam impróprias para banho. 

Fizemos a leitura da folha e desenhei uma praia no quadro com as placas ÁGUA PRÓPRIA PARA BANHO e ÁGUA IMPRÓPRIA PARA BANHO. Perguntei a quantidade máxima de coliformes fecais para ser considerada própria para banho, muitos responderam corretamente: até 1000 coliformes fecais por 100 ml. Para explicar 100 mililitros, pode-se usar o referencial de um copo de água referência normal (200 ml) com água pela metade.







EXPERIÊNCIA: ÁGUA - Mistura homogênea e heterogênea

Explicar o que é homogênea e heterogênea.
Demonstrar em tubos de ensaio as misturas: água com açúcar, água com azeite, água com terra, água com suco, etc. Permitir que os alunos segurem o tubo de ensaio com a mistura e observem de perto, passando o tubo de mão em mão. (fiz a experiência em 4 turmas e não quebrou nenhum tubo).
Solicitar relatório, com desenhos dos tubos e as misturas e classificar o tipo de mistura.










ILUSTRAR A HISTÓRIA: A GOTINHA DE ÁGUA


PRODUÇÃO DE UM ALUNO



...


REVISÃO DE CONTEÚDOS PARA AVALIAÇÃO










ÁGUAS TERMAS











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