quinta-feira, 12 de abril de 2012

PUBERDADE e OS HORMÔNIOS



Foram apresentadas as principais glândulas do Sistema Endócrino e seus hormônios, focalizando a atenção nos hormônios responsáveis pelo crescimento e nos hormônios sexuais. 

Cada aluno recebeu uma figura sem os nomes das glândulas para identificar com o auxílio do livro de Ciências, embora tenha sido apresentado antes no Atlas do Corpo Humano.

Após algumas leituras nos livros e esquemas, fizemos um quadro para análise comparativa das Fases do Desenvolvimento do Ser Humano, onde os alunos compararam as principais atividades e hábitos da Infância, Adolescência e da fase Adulto. Refletiram sobre seus ídolos e os de seus familiares, as comidas preferidas em cada fase e os principais hábitos de higiene que foram se modificando com a chegada da adolescência, como por exemplo, o uso do desodorante.

DESCUBRA AS PALAVRAS - ATIVIDADE DE PESQUISA NO LIVRO







A puberdade é um período em que ocorrem mudanças biológicas e fisiológicas. É neste período que o corpo desenvolve-se fisica e mentalmente tornando-se maduro e o adolescente fica capacitado para gerar filhos. Ela não deve ser confundida como sinônimo da adolescência visto que a puberdade faz parte da adolescência.

O marco principal da puberdade para os meninos é a primeira ejaculação, que ocorre em média aos 13 anos. Para as meninas, é o inicio da primeira menstruação, que o ocorre entre os 10 e 13 anos.

A puberdade também mexe com o emocional dos adolescentes e também em seu comportamento, principalmente em seu desejo sexual. Tanto no menino quanto na menina, não proporciona apenas mudanças físicas mas, sobretudo, psicológicas. As alterações hormonais despertam a sensibilidade sexual e, consequentemente, é neste período que muitos adolescentes começam esporadicamente a ter relações sexuais.

.









Nenhum comentário:

Postar um comentário