quinta-feira, 12 de abril de 2012

O UNIVERSO


Após um mês de estudos e atividades em sala de aula, cada aluno recebeu aleatoriamente, um desafio, para explicar com desenhos e frases um dos assuntos já estudados. Esse trabalho permite avaliar o conhecimento cognitivo, a capacidade de organização, a criatividade, o comprometimento, a pesquisa nos livros para os que não tinham o material completo no caderno.

Alguns dos desafios propostos foram:

- Quanto tempo a Terra leva para dar uma volta completa ao redor do Sol?
- Quanto tempo a Terra leva para dar uma volta em torno de si mesma?
- Como acontece o dia e a noite?
- Qual é o satélite natural da Terra?
- Quanto tempo a Lua leva para dar uma volta completa ao redor da Terra?
- Quais são as 4 fases da Lua?
- Quando e quem foram os astronautas que foram a Lua com a Apolo 11?
- Para que serve um satélite artificial?
- Quais são as 4 estações do ano, quando e por que ocorrem?
- Quais são os 2 hemisférios da Terra?
- Quais são os 4 pontos cardeais da Terra?
- Desenhe a Terra indicando os principais paralelos.
- Qual o nome da nossa galáxia?
- O que é um eclipse?
- O que é sol a pino?
- Quando e quem fez a primeira viagem ao redor da Terra?
- O que é uma constelação?
- Faça um esquema mostrando a Constelação do Cruzeiro do Sul na bandeira do Brasil.
 - O que são estrelas cadentes ou cometas? 
- Para que serve um telescópio ou luneta?
- Diferencie ser vivo de ser bruto.
- Quais são os 8 planetas do Sistema Solar?
- O que é movimento de rotação?
- O que é o movimento de translação?
- Escreva uma mensagem sobre o Dia Mundial da água – 22 de março - para economizar água.


Nenhum comentário:

Postar um comentário