quarta-feira, 7 de setembro de 2011

CHUVA ÁCIDA


RESPONDA APÓS A EXPLICAÇÃO E LEITURA NO LIVRO:

O QUE É CHUVA ÁCIDA?
QUAIS AS  SUBSTANCIAS RESPONSÁVEIS PELA CHUVA ÁCIDA??
QUE DANOS AMBIENTAIS PODEM CAUSAR EM PORTO ALEGRE E NO MUNDO?
SERÁ QUE A CHUVA ÁCIDA PODE CAUSAR DANOS A NOSSA SAÚDE?
ONDE HÁ MAIOR RISCO DE CHUVA ÁCIDA, NA REGIÃO LESTE DE PORTO ALEGRE OU NA REGIÃO SUL?

A queima de carvão e de combustíveis fósseis e os poluentes industriais lançam dióxido de enxofre e de nitrogênio na atmosfera. Esses gases combinam-se com o hidrogênio presente na atmosfera sob a forma de vapor de água. O resultado são as chuvas ácidas. As águas da chuva, assim como a geada, neve e neblina, ficam carregadas de ácido sulfúrico ou ácido nítrico. Ao caírem na superfície, alteram a composição química do solo e das águas, atingem as cadeias alimentares, destroem florestas e lavouras, atacam estruturas metálicas, monumentos e edificações.

O gás carbônico (CO2) expelido pela nossa respiração é consumido, em parte, pelos vegetais, plâncton e fitoplâncton e o restante permanece na atmosfera.

Hoje em dia, a concentração de CO2 no ar atmosférico tem se tornado cada vez maior, devido ao grande aumento da queima de combustíveis contendo carbono na sua constituição. 

Equação da formação do dióxido de carbono:
 
                                                                C + O2   --->  CO2
   
Tanto o gás carbônico como outros óxidos ácidos, por exemplo, SO2 e NO3 são encontrados na atmosfera e as suas quantidades crescentes são um fator de preocupação para os seres humanos, pois causam, entre outras coisas, as chuvas ácidas.



 O termo chuva ácida foi usado pela primeira vez por Robert Angus Smith, químico e climatologista inglês. Ele usou a expressão para descrever a preciptação ácida que ocorreu sobre a cidade de Manchester no início da Revolução Industrial. Com o desenvolvimento e avanço industrial, os problemas inerentes às chuvas ácidas têm se tornado cada vez mais sérios.

Um dos problemas das chuvas ácidas é o fato destas poderem ser transportadas através de grandes distâncias, podendo vir a cair em locais onde não há queima de combustíveis.

DESTRÓI MONUMENTOS HISTÓRICOS.









2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. na turma ninguem tirou a mesma nota que eu, 100%, foi um maximo mas tudo graças ao vosso site.
    é espetacular

    ResponderExcluir