quarta-feira, 10 de novembro de 2010

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O livro DIVERSIDADE, de Tatiana Belinky, pode ser encontrado no Blog


Deste link, copiou-se algumas páginas para você LER, REFLETIR e PRODUZIR SEU COMENTÁRIO ESCRITO, a respeito da Diversidade e Consciência Negra, tendo em vista o Dia da Consciência Negra, que visa propor uma reflexão sobre a discriminação étnica e social do negro e de todos os povos considerados minoria na sociedade brasileira.

O ponto culminante deste evento é o dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares (que nasceu no Quilombo dos Palmares, Alagoas), símbolo nacional da resistência à escravidão (no site da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, você encontra mais informações e sugestões de atividades gratuitas, inclusive cinema, para esta semana).

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_cidadao/default.php?p_noticia=135061


PARTE DO LIVRO: DIVERSIDADE


























AGORA ESCREVA SEU COMENTÁRIO, SE QUISER VOCÊ PODE ILUSTRAR,  NO PROGRAMA PAINT e COPIAR ALGUMA IMAGEM DA INTERNET.

Esta aula foi produzida a partir das idéias sugeridas no site:

Lá encontramos muitas sugestões de leitura para essa temática:

Menina Bonita do Laço de Fita
Autor: Ana Maria Machado
Faixa Etária: a partir dos 3 anos
A autora coloca em cena, através da história de um coelho branco que se apaixona por uma menina negra, alguns assuntos muito debatidos nos dias de hoje, como a auto-estima das crianças negras e a igualdade racial.

Luana, A Menina Que Viu O Brasil Neném
Autores: Oswaldo Faustino, Arthur Garcia e Aroldo Macedo
Faixa Etária: 4 a 8 anos
O livro conta a história de Luana, uma menina de 8 anos que adora lutar capoeira, e a historia do descobrimento do Brasil. Ao lado de seu berimbau mágico, ela leva o leitor a outras épocas e lugares e mostra o quão rica é a cultura brasileira, além da importância das diferentes etnias existentes por aqui.

Tudo Bem Ser Diferente
Autor: Todd Parr
Faixa Etária: 4 a 8 anos
A obra ensina as crianças a cultivar a paz e os bons sentimentos. O autor lida com as diferenças entre as pessoas de uma maneira divertida e simples, abordando assuntos que deixam os adultos sem resposta, como adoção, separação de pais, deficiências físicas e preconceitos raciais.

O Menino Marrom
Autor: Ziraldo
Faixa Etária: a partir de 7 anos
O Menino Marrom conta a historia da amizade entre dois meninos, um negro e um branco. Através da convivência aventureira dessas crianças ao longo de suas vidas, o autor pontua as diferenças humanas, realçando os preconceitos em alguns momentos.

Diversidade
Autor: Tatiana Belinky
Faixa etária: 8 a 12 anos
O livro mostra, através de versos, porque é importante sermos todos diferentes. A autora fala que não basta reconhecer que as pessoas não são iguais, é preciso saber respeitar as diferenças.

A SEMANA DE CONSCIÊNCIA NEGRA engloba a pluralidade de movimentos sociais da cidade, tendo como principal objetivo a luta contra a discriminação étnica e social do negro e de todos os povos considerados minoria.

Conheça o Projeto na íntegra no link abaixo:


5 comentários:

  1. Texto muito legal e engraçado! Adoramos ¬¬ Bjinhus
    Leticia e Micheli.

    ResponderExcluir
  2. legal,porque fala sobre as qualidade das pessoas
    nomes:cosme,djuy

    ResponderExcluir
  3. eu achei muito interesante e legal,muitas novas e assim que nos somos ass;ana paula

    ResponderExcluir
  4. Achamos bem interessante e um pouco engraçado,o que ajuda muitas pessoas a pensarem de diferentes formas sobre as diferenças de cada um! :)

    Ass: Ariane e Hendryn,C13.

    ResponderExcluir
  5. A gente achou muito legal e interessante as ideias do livro. Douglas e Jose

    ResponderExcluir