domingo, 3 de outubro de 2010

PROJETO SERES VIVOS DA T. C13

OBJETIVO

O objetivo geral é a construção coletiva de  um  Blog, que contribua para promover a aprendizagem em Ciências, no estudo dos Seres Vivos, aliando as ferramentas disponíveis nos computadores do Laboratório de Informática da Escola,  a pesquisa na internet, a coleta e publicação de imagens e a (re)construção do conhecimento escrito. Essa modalidade de ensino, possibilita ao  educando desenvolver vários processos mentais, como: pesquisar, manipular as informações, pensar, imaginar, criar, editar, criticar, etc. Enfim, aprender.

METODOLOGIA

A - Cada aluno será sorteado com um dos itens de estudo dos animais vertebrados, conforme lista abaixo:

1 Características Gerais dos ANFÍBIOS

2 Classificação (principais grupos – ordens dos ANFÍBIOS: Anuros, Urodelos, Ápodes).  Mostrar exemplos

3 Anatomia – Morfologia externa – partes externas dos ANFÍBIOS (glândulas parótidas)
4 Anatomia interna – Fisiologia – partes internas dos ANFÍBIOS (sistema digestório e respiratório)

5 Habitat e tipo de alimentação dos ANFÍBIOS

6 Importância dos ANFÍBIOS para a humanidade e para o equilíbrio ecológico

7 Reprodução dos ANFÍBIOS – Ciclo de vida de uma rã: metamorfose (ovo, zigoto, larva, girino...)

8 Características Gerais dos RÉPTEIS

9 Classificação (principais grupos – ordens dos RÉPTEIS: quelônios, crocodilianos e escamados). Exemplos.

10 Anatomia - Morfologia externa – partes externas dos RÉPTEIS

11 Anatomia interna – Fisiologia – partes internas dos RÉPTEIS (sistema digestório e respiratório)

12 Habitat e tipo de alimentação dos RÉPTEIS

13 Importância dos RÉPTEIS para a humanidade e para o equilíbrio ecológico (ofícios ou cobras peçonhentas)

14 Reprodução dos RÉPTEIS – Importância do ovo com casca

15 Características Gerais das AVES

16 Classificação (principais grupos – ordens das AVES: Passeriformes, etc). Citar alguns exemplos.

17 Anatomia - Morfologia externa – partes externas das AVES (penas, glândula caudal uropígiana, patas e bicos)

18 Anatomia interna – Fisiologia – partes internas das AVES  (sistema digestório e respiratório)

19 Habitat e tipo de alimentação das AVES 

20 Importância das AVES  para a humanidade e para o equilíbrio ecológico (mecanismo do vôo)

21 Reprodução das AVES 

22 Características Gerais dos MAMÍFEROS

23 Classificação (principais grupos – ordens dos MAMÍFEROS: Monotremados, Marsupias, Cetáceos, Artiodáctilos, Perissodáctilos, Quirópteros, Sirênios, Carnívoros, Roedores, Primatas, Proboscídeos, Lagomorfos, Edentados). Exemplificar.

24 Anatomia - Morfologia externa – partes externas dos MAMÍFEROS (pêlos, glândulas mamárias)

25 Anatomia interna – Fisiologia – partes internas dos MAMÍFEROS  (sistema digestório e respiratório)

26 Habitat e tipo de alimentação dos MAMÍFEROS 

27 Reprodução dos MAMÍFEROS (ovíparos, vivíparos)

28 Importância dos MAMÍFEROS  para a humanidade e para o equilíbrio

B - O aluno pesquisará o assunto em livros, revistas e internet, bem como fará a coleta de uma imagem representativa.

C - A imagem deverá ser editada no programa Paint, no computador da escola. O aluno fará um breve resumo do assunto, editando na figura e salvando a mesma com o seu nome.

D - A professora de Ciências revisará as figuras editadas para publicar no Blog ou salvará em pendrive para publicar na aula seguinte.

E - Quando todos os alunos concluírem esta etapa, vão apresentar aos colegas suas produções já publicadas no Blog.

AVALIAÇÃO

A avaliação será processual.
Será avaliada a participação do aluno durante a pesquisa, a coleta das imagens, a edição das figuras e a inserção no Blog, bem como sua postura no laboratório de informática e durante a apresentação do seu trabalho.
Após, a professora fará um estudo dirigido por escrito, para os alunos responderem individualmente com base nas pesquisas do Blog.

REFERÊNCIAS
CANTO, Eduardo Leite do. Ciências Naturais: aprendendo com o cotidiano. 2a. edição. São Paulo: Ed. Moderna, 2004.
Vários sites da internet citados nos objetivos na postagem abaixo.


O ESTUDO DIRIGIDO DOS VERTEBRADOS (complete as frases abaixo)

1. ALEVINO é o ser vivo originado do ovo de alguns ......................... (aves, anfíbios, peixes, répteis).
2. Os peixes podem ser ........................................, como o tubarão, ou ........................., como o bagre.
3. O nome da bolsa de gases que se enche ou se esvazia nos peixes, permitindo sua flutuação é a ..........................................
4. Os peixes respiram por meio de ............................................
5. Alguns anfíbios na fase larval respiram na água por meio de ................................................
6. Na idade adulta os anfíbios tem respiração pulmonar e ...................................., pela troca através da pele.
7. Anfíbios que saltam, ANUROS, são os: ......................., .............................. e .......................................... Anfíbios que usam as 4 patas, URODELOS, são a: ................................ e anfíbios que rastejam, ÁPODES, são a: .....................................
8. O girino é a fase larval, com respiração branquial das ................ Os ....................... tem as glândulas paratóides (veneno).
Em geral tem vida dupla (aquática e terrestre) e se alimentam de .................................................. 
9. Os vertebrados que respiram por pulmões e tem a pele áspera e grossa, coberta por escamas são os ...................................
10. O filhote do crocodilo nasce do ovo com casca branca, sem metamorfose, e pertence ao grupo dos ..................................
Enquanto os .................................... fazem parte dos ESCAMADOS e as ......................................... dos QUELÔNIOS.
11. Os jacarés, lagartos, lagartixas, tartarugas e jabutis andam com sãs 4 patas, no entanto os ofídios ou ...............................
Se locomovem por meio de movimentos musculares, rastejando. Elas se alimentam de ..........................................................
12. Nos OFÍDIOS, alguns podem ser peçonhentos, possuem dentes inoculadores de peçonha (veneno), como exemplos temos: ................................................................................................................... Já a jibóia mata por esmagamento da presa.
Para evitar acidentes com cobras, não ande descalço no mato, entre outros cuidados. Em caso de acidente procure o médico para receber o soro antiofídico, uma substância capaz de neutralizar o efeito do ..........................................
13. Os vertebrados que tem bico e o corpo coberto por penas são as ................. Como exemplos adaptadas ao vôo temos: ....................................................................................... que possuem glândula caudal uropigiana. Enquanto a ema, avestruz e pingüim não podem voar. Este último, no entanto, pode mergulhar perfeitamente devido às nadadeiras modificadas.
14. As aves e os répteis produzem ..................... na reprodução, independentes da água. A mãe ou pai cuidam dos filhotes.
15. As aves tem uma estrutura especial que armazena o alimento antes de ser digerido, é o .................. A segunda parte do estômago, que tritura os alimentos chama-se .......................E a abertura final por onde sai o ovo e os dejetos é a ..................
16. A ..................................... das aves é bem diversificada, a base de frutos, néctar, sementes, insetos, vermes, peixes, moluscos, etc. Para voar, elas possuem p _  _  _  _, ossos pneumáticos (ocos), sacos aéreos e o esterno com quilha (peito).
17. As ............ são importante para o controle biológico nas lavouras, dispersão das sementes, equilíbrio ecológico, etc.
18. Os vertebrados que tem pêlos no corpo no corpo e glândulas mamárias são os ...........................................................
19. O marsúpio é típico dos mamíferos ...................................., tem como exemplo o ................................. Alguns mamíferos põem ovos, são os MONOTREMADOS, como o ...................................., os demais mamíferos são placentários.
20. A classificação dos mamíferos é complexa, os principais grupos (ordens), com exemplos são:
- Monotremados (são ovíparos): ....................................,;
- Marsupias .............................. e gambá;
- Cetáceos: ........................................................
- Artiodáctilos: ..............................................;
- Perissodáctilos: ..................................;
- Quirópteros: ..................................;
- Sirênios: ..................................;
- Carnívoros: .............................................................;
- Roedores: ......................................;
- Primatas: ..................................;
- Proboscídeos: ......................................................;
- Lagomorfos: ....................................;
- Edentados: .......................................................
A maioria são vivíparos o embrião se desenvolve dentro do útero da mãe.
...

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