terça-feira, 28 de setembro de 2010

Ciências na Escola

É primavera em Porto Alegre, as flores começam a mostrar seus encantos, com suas lindas cores nas corolas e exalando seus doces perfumes.

Na  Escola  Municipal de Ensino  Fundamental  Antônio  Giúdice, os alunos se preparam para mais uma aula de Ciências, porém, desta vez, as atividades serão realizadas no Laboratório de Informática.




O objetivo principal destas aulas é a construção coletiva de  um  Blog, que contribua para promover a aprendizagem em Ciências, aliando as ferramentas disponíveis nos computadores do Laboratório de Informática da Escola,  a pesquisa na internet, a coleta e publicação de imagens e a (re)construção do conhecimento escrito.


Essa modalidade de ensino, possibilita ao  educando desenvolver vários processos mentais, como: pesquisar, manipular as informações, pensar, imaginar, criar, editar, criticar, etc. Enfim, aprender.

A utilização da informática no Ensino de Ciências para escolas é uma metodologia moderna, que poderá produzir resultados eficientes se for bem administrada pelo professor orientador do processo. Conforme MARSIGLIA e OLIVEIRA, é preciso que o educador saiba valer-se dos recursos que o computador oferece e que podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem, além de sugerir alguns sites para consulta, o professor deve apresentar com clareza a sua proposta educativa aos alunos.

http://www.senept.cefetmg.br/galerias/Arquivos_senept/anais/terca_tema1/TerxaTema1Artigo9.pdf

Poderão ser trabalhados quaisquer conteúdos de Ciências do programa proposto no planejamento da escola (Plano), como: educação ambiental, seres vivos, corpo humano, química, física, ecologia, entre outros que fazem parte do terceiro Ciclo.

Portanto, vamos tentar desenvolver esse trabalho da melhor forma possível, com os alunos agrupados, em duplas ou trios, buscando de forma integrada, socializar-se nos debates e nas trocas de informações. 

Bom estudo!


Proposta Pedagógica
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smed/default.php?p_secao=304



A ELEGÂNCIA DO COMPORTAMENTO




Competências e Habilidades - Ciências Naturais

Matriz de Competências e Habilidades de Ciências Naturais – Ensino Fundamental

EIXOS COGNITIVOS
I - Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica.
II - Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
III - Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.
IV - Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
V - Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.


COMPETÊNCIAS GERAIS 
F1 - Compreender a ciência como atividade humana, histórica, associada a aspectos de ordem social, econômica, política e cultural. 
F2 - Compreender conhecimentos científicos e tecnológicos como meios para suprir necessidades humanas, identificando riscos e benefícios de suas aplicações.
F3 - Compreender a natureza como um sistema dinâmico e o ser humano, em sociedade, como um de seus agentes de transformações.
F4 - Compreender a saúde como bem pessoal e ambiental que deve ser promovido por meio de diferentes agentes, de forma individual e coletiva.
F5 - Compreender o próprio corpo e a sexualidade como elementos de realização humana, valorizando e desenvolvendo a formação de hábitos de auto-cuidado, de auto-estima e de respeito ao outro.
F6 - Aplicar conhecimentos e tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos relevantes para a vida.
F7 - Diagnosticar problemas, formular questões e propor soluções a partir de conhecimentos das ciências naturais em diferentes contextos.
F8 - Compreender o Sistema Solar em sua configuração cósmica e a Terra em sua constituição geológica e planetária. 
F9 - Reconhecer na natureza e avaliar a disponibilidade de recursos materiais e energéticos e os processos para sua obtenção e utilização.


HABILIDADES

F1 
H1 - Identificar e descrever diferentes representações dos fenômenos naturais a partir da leitura de imagens ou textos.
H2 - Relacionar diferentes explicações propostas para um mesmo fenômeno natural, na perspectiva histórica do conhecimento científico.
H3 - Associar determinadas transformações culturais em função do desenvolvimento científico e tecnológico.
H4 - Selecionar argumentos científico-tecnológicos que pretendam explicar fenômenos sociais, econômicos e ambientais do passado e do presente.
H5 - Identificar propostas solidárias de intervenção voltadas à superação de problemas sociais, econômicos ou ambientais.
F2
H6 - Observar e identificar, em representações variadas, fontes e transformações de energia que ocorrem em processos naturais e tecnológicos.
H7 - Identificar processos e substâncias utilizados na produção e conservação dos alimentos, e noutros produtos de uso comum, avaliando riscos e benefícios dessa utilização para a saúde pessoal.
H8 - Associar a solução de problemas da comunicação, transporte, saúde (como epidemias) ou outro, com o correspondente desenvolvimento científico e tecnológico.
H9 - Reconhecer argumentos pró ou contra o uso de determinadas tecnologias para solução de necessidades humanas, relacionadas à saúde, moradia, transporte, agricultura, etc.
H10 – Selecionar, dentre as diferentes formas de se obter um mesmo recurso material ou energético, as mais adequadas ou viáveis para suprir as necessidades de determinada região.
F3
H11 – Descrever e comparar diferentes seres vivos que habitam diferentes ambientes, segundo suas características ecológicas.
H12 – Identificar, em situações reais, perturbações ambientais ou medidas de recuperação.
H13 - Relacionar transferência de energia e ciclo de matéria a diferentes processos (alimentação, fotossíntese, respiração e decomposição).
H14 - Relacionar, no espaço ou no tempo, mudanças na qualidade do solo, da água ou do ar às intervenções humanas. 
H15 – Propor alternativas de produção que minimizem os danos ao ambiente provocados por atividades industriais ou agrícolas.
F4
H16 - Identificar e interpretar a variação dos indicadores de saúde e de desenvolvimento humano, a partir de dados apresentados em gráficos, tabelas ou textos discursivos. 
H17 - Associar a qualidade de vida, em diferentes faixas etárias e em diferentes regiões, a fatores sociais e ambientais que contribuam para isso.
H18 - Relacionar a incidência de doenças ocupacionais, degenerativas e infecto-contagiosas a condições que favorecem a sua ocorrência.
H19 - Comparar argumentos sobre problemas de saúde do trabalhador decorrentes de suas condições de trabalho.
H20 - Comparar e selecionar alternativas de condições de trabalho e/ou normas de segurança em diferentes contextos, valorizando o conhecimento científico e o bem estar físico e mental de si próprio e daqueles com quem convive. 
F5
H21 - Representar (localizar, nomear, descrever) órgãos ou sistemas do corpo humano, identificando hábitos de manutenção da saúde, funções, disfunções ou doenças a eles relacionadas.
H22 - Associar sintomas de doenças a suas possíveis causas ou a resultados de testes diagnósticos simples, prevenindo-se contra a automedicação e valorizando o tratamento médico adequado.
H23 - Relacionar saúde com hábitos alimentares, atividade física e uso de medicamentos e outras drogas, considerando diferentes momentos do ciclo de vida humano.
H24 - Analisar o funcionamento de métodos anticoncepcionais e reconhecer a importância de alguns deles na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, considerando diferentes momentos do desenvolvimento sexual e psíquico do ser humano.
H25 - Selecionar e justificar propostas em prol da saúde física ou mental dos indivíduos ou da coletividade, em diferentes condições etárias, culturais ou sócio-ambientais.
F6
H26 - Associar procedimentos, precauções ou outras informações expressas em rótulos, bulas ou manuais de produtos de uso cotidiano a características de substâncias que os constituem.
H27 - Examinar a possível equivalência da composição de produtos de uso cotidiano (limpeza doméstica, higiene pessoal, alimentos, medicamentos ou outros).
H28 - Comparar, entre diversos bens de consumo, o mais adequado a determinada finalidade, baseando-se em propriedades das substâncias (e/ou misturas) que os constituem, ou outras características relevantes.
H29 - Selecionar testes de controle ou outros parâmetros de qualidade de produtos, conforme determinados argumentos ou explicações, tendo em vista a defesa do consumidor.
H30 - Diagnosticar situações do cotidiano em que ocorrem desperdícios de energia ou matéria, e propor formas de minimizá-las.
F7
H31 - Reconhecer na linguagem corrente informações científicas apresentadas em diferentes linguagens (matemática, artística ou científica) a respeito de processos naturais ou induzidos pela atividade humana.
H32 - Relacionar comportamento de variáveis à explicação de determinado fenômeno natural, a partir de uma situação concreta expressa em linguagem matemática ou outra.
H33 - Combinar leituras, observações, experimentações e outros procedimentos para diagnosticar e enfrentar um dado problema.
H34 - Analisar o uso de procedimentos, de equipamentos ou dos resultados por eles obtidos, para uma dada finalidade prática ou a investigação de fenômenos.
H35 - Comparar procedimentos propostos para o enfrentamento de um problema real, decidindo os que melhor atendem ao interesse coletivo, utilizando informações científicas.
F8
H36 - Reconhecer e/ou empregar linguagem científica (nomes, gráficos, símbolos e representações) relativa à Terra e ao sistema solar.
H37 - Relacionar diferentes fenômenos cíclicos como: dia-noite, estações do ano, climas e eclipses aos movimentos da Terra e da Lua.
H38 - Fazer previsões sobre marés, eclipses ou fases da Lua a partir de uma dada configuração das posições relativas da Terra, Sol e Lua ou outras informações dadas. 
H39 - Analisar argumentos que refutam ou aceitam conclusões apresentadas sobre características do planeta Terra.
H40 - Estabelecer relações entre informações para explicar transformações naturais ou induzidas pelas atividades humanas como maremotos, vulcões, enchentes, desertificação, etc.
F9
H41 - Identificar finalidades, riscos e benefícios dos processos de obtenção de recursos materiais e energéticos, apresentados em gráficos, figuras, tabelas ou textos.
H42 - Relacionar diferentes recursos naturais - seres vivos, materiais ou energia - a bens de consumo utilizados no cotidiano.
H43 - Investigar o significado e a importância da água e de seu ciclo em relação a condições sócio-ambientais.
H44 - Comparar, entre os vários processos de fracionamento de misturas existentes na natureza, os mais adequados para se obter os produtos desejados.
H45 - Analisar propostas para o uso de materiais e recursos energéticos, tendo em vista o desenvolvimento sustentável, considerando-se as características e disponibilidades regionais (de subsolo, vegetação, rios, ventos, oceanos, etc.)



JOGOS DE CIÊNCIAS


TESTE DE QUALIDADE DE VIDA



SERES VIVOS






CORPO HUMANO









LABORATÓRIO VIRTUAL






ASTRONOMIA




FISICA




 

QUÍMICA

http://www.ptable.com/ (TABELA PERÍODICA)





ECOLOGIA





JOGO DO ELEITOR - TSE




SITES PARA PESQUISA EM CIÊNCIAS - 3o CICLO - C13


CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS




ANFÍBIOS

Dissecação virtual de sapo (em inglês)

RÉPTEIS

Serpentes peçonhentas:

Dinossauros:

Extinção dos dinossauros:

Crocodilos X Jacarés:



Projeto TAMAR - Tartarugas


MUSEU VIRTUAL




ALGUNS VÍDEOS EDUCATIVOS INTERESSANTES:

Aula ao vivo de Cordados - Vertebrados

Seres vivos - Anfíbios




Seres vivos - Répteis


Seres vivos - Aves (morfologia)


Seres vivos - Mamíferos



Reprodução dos Mamíferos (elefante, golfinho e cachorro)





Morcegos



Mamíferos em Espanhol



Sistema digestório humano


Sistema Respiratório humano


Movimento Retilíneo Uniforme


Movimento Reilíneo Uniformemente Variado


Novo Telecurso

Aula de Física - Cinemática - Estuda os movimentos

Física Quântica


Diversos assuntos (disciplinas) do Educabahia

Aquecimento global

Cuide do nosso planeta, por Gisele Bündchen

Paródia Ambiental dos pinguins

Vídeo motivacional

Música El Progresso no Becker Ambiental

Ambiental - WWF





A bela maldosa

Paródia Ambiental da música Amor Perfeito
http://www.youtube.com/watch?v=WOJNB9h0amY


Para PROFESSORES de CIÊNCIAS e outras disciplinas

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/efr_l.php?t=002

http://www.fisica.net/ensino/

http://www.inep.gov.br/

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smed/

http://www.mec.gov.br/

http://sistemasideb.inep.gov.br/resultado/


Projeto de Informática Educativa em Ciências da EMEF VEREADOR ANTÔNIO GIÚDICE, realizado com a Turma C13-2010, em Porto Alegre-RS.




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